domingo, 12 de abril de 2009

Alice havia pensando bastante antes de tomar sua decisão. Afinal, era um dia antecedente dela prestar vestibular. Pensou o dia inteiro no que prestar. Com certeza, ela já tinha um sonho: fazer MEDICINA, sim, seu grande sonho. E queria prestar em JORNALISMO também, mas preferia a medicina mesmo. Pediu opinião de suas melhores amigas, dos pais, da família, seus tios e todos seus parentes.
- Malu, no que você vai prestar?
- Em jornalismo, Alice. E você, já pensou?
- Já. Medicina.
- Ah, que bom!!! Era seu sonho, né? Aliás... É.
- Sim, Malu... Tô estudando pra esse vest há dias, faz pelo menos três semanas.
- Nossa! Quanto tempo! Tô estudando há uma semana, só. Já tô com tudo na ponta da língua. Fiquei com umas dúvidas no Relapso Ao Quadrado, mas como eu já tenho a resposta na língua, literalmente, eu já sei... Então pronto.
- Ah, é? Sério? Tô indecisa no que prestar ainda, eu disse que já tinha a opinião formada sobre isso há alguns instantes atrás, mas não... Pensando por outro lado, jornalismo é mesmo bom. Tô com tudo de jornalismo na ponta, tudo, sei tudo mesmo, Malu. Tô com umas dúvidas sobre o Abdômem em medicina, por isso acho meio difícil eu responder a essa questão, mas eu vou tentar estudar mais, e pode ter certeza que de manhã eu já vou saber no que prestar.
- Ah, Alicinha... Presta em medicina, não é seu sonho? Mas sei lá, pensa aí e amanhã me fala.
- Te falo sim, pode deixar... E ah, eu tenho que ir agora. Vou estudar mais um pouco... Beijo!
- Beijão!
E Alice desligou. Foi para o quarto muito pensativa... No quê prestar, no quê ser? O que será que ela decidirá, hein? Só depende dela...
No dia seguinte...
O despertador toca. São seis e meia da manhã em ponto, ela acorda assustada. Levanta rápida, com passos acelerados e vai em direção a cozinha. Prepara um leite com café e bebe. Volta para o quarto e se veste. Abre seu caderno e dá mais uma olhadinha. Espera dar o horário dela sair de casa. O sinal bate ás oito e meia para começar o vestibular. Senta na cama, lê e relê os textos sobre medicina. Entra no seu notebook e pesquisa: As histórias da medicina. Lê tudo sobre o assunto, desliga seu notebook e se retira num canto pra estudar mais sob uma luz meio ofuscante, uma luz amarela. Estuda, estuda e estuda. Olha para o relógio e vê que são quinze para as oito. Ela fecha todos seus cadernos com rápidez, guarda seus lápis no estojo e fecha-o. Joga tudo na sua mochila de costas e pega sua bicicleta. Abre a garagem e fecha. Sai pedalando rumo á faculdade, anciosa.
Na porta, ela grita:
- Maluuuuuuuu!
- Liceeeeeee!
E se abraçam.
- E aí, decidiu?
- Decidi. Nossa, tô nervosa, trêmula... Doidona da vida.
- E o que foi que você decidiu? - perguntou Malu, super anciosa.
- Medicina! - gritou.
- Aêêêê, que ótimo! Eu sabia que iria decidir isso, sempre foi seu grande sonho... Eu ainda me recordo de você brincando de médica comigo. - Malu solta uma gargalhada, abraçando a amiga.
- Ô, Malu... Sempre foi, sempre. E agora vai virar realidade. A GENTE PRECISA PASSAR!
- Nós VAMOS, DEVEMOS, eu tenho certeza de que vamos.
- Sério? Isso aí, Malu pensamento positivo.
- Sério! Vem aqui comigo - respondeu, puxando Alice.
Elas sentaram-se num campo lindo, repleto de flores, com um sol escaldante refletindo na grama, árvores e um grande metro quadrado, com alguns parques ao longe, um vento leve e algumas passadinhas e balançadinhas nas árvores. O céu estava azul, azul, azul... Com algumas nuvens. Apenas algumas nuvens.
- NOOOOOOSSA, MALU, QUE LINDO! Quem te falou sobre aqui?
- Descobri sozinha, fui caminhando e achei esse campo aqui. Lindo, né, amiga?
- Perfeito, um campo ótimo e totalmente adequado para meditação...
- Né? Vamos pensar positivo mais um pouquinho e meditar aqui? Vai ser melhor, só que um pouquinho só, porque está quase na hora de bater o sinal. E daqui não ouvimos.
- Ok, Malu...
As duas fecharam tranquilamente os olhos, e ficaram cerrados por um tempo. Pensaram e meditaram muito, fizeram figas...
- Alice, VAI BATER O SINAL!!!!! VAMOS CORRER!!!!
- Ai, Malu, calma... Tamo indo, quê isso, nervosismo...
As duas correram abraçadas rumo a sua sala, chegaram e ansiosas fizeram a prova.
Saíram alegres e com o mesmo pensamento: Nós venceremos, nós passaremos!
Alguns dias depois...
- Aliceeeeeeeeeeeee, aliceeeeeeee - diz Malu ao telefone - Você sabe da nova??????
- Sei!!! - respondeu, trêmula de felicidade.
- EU E VOCÊ PASSAMOS, ALICE, PASSAMOS!!!!!!
- Eu sei!!!!!!! - vibrou Alice.
- OBAAAAAAAA! - gritaram as duas.
- Eu preciso te ver, Malu - disse ela, tristonha agora.
- Eu também, Alice. Nós precisamos nos dar parabéns uma para a outra, nos abraçarmos, festejarmos... E aliás, NÓS PASSAMOS NA USP, né? USP, categoria, somos CDF's - riu Malu.
- Somos USPICIANAS!!!!!!!! - gargalhou Alice.
- Sim, Alice. Pode ser dia treze? Vou tar sem nada pra fazer, a gente podia marcar, né!?
- Isso. Dia treze tá ótimo! Ainda mais que vai estar passando Beijamin Button nos cinemas, nós podemos assistir, tal, podemos fazer tantas coisas... E QUE SAUDADE DE VOCÊ, AMIGA!
- Idem, Alice. Olha, eu tenho que desligar porque minha mãe tá com a macaca hoje, viu? Preciso ir ajudá-la... Beijão! Te amo!
- Ok - riu Alice - te amo mais, amiga. Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!

5 comentários:

  1. No Blog novo em folha ,no post que tem uma foto de uma lesma-caramujo andando numa folha, tem alguns comentários sobre meninas que excolhem jornalismo e a opinião dos pais . Vale a pena ler.
    Pai Orimar

    ResponderExcluir
  2. BELA, POR FAVOR TIRE O COMENTÁRIO ANTERIOR TEM U ERRO PORTUGUES.

    No Blog novo em folha ,no post que tem uma foto de uma lesma-caramujo andando numa folha, tem alguns comentários sobre meninas que escolhem jornalismo e a opinião dos pais .
    http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/
    Vale a pena ler.
    Pai Orimar

    ResponderExcluir
  3. Bella, minha bela. Palavras são como tijolos. E me parece que você está construindo uma grande obra. Use o instinto como cimento. Um lindo caminho vai se abrir à sua frente. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Viu Bella? Incentivo não lhe falta filha. Siga as orientações das pessoas que gostam de vc!

    ResponderExcluir
  5. Bella e Adriana, tudo bom? Meu nome é Ricardo Ragazzo e eu vi o post de vcs no blog do Júlio, com quem fiz um workshop de escrita alguns meses atrás. Fiquei curioso em ver os textos de uma jovem adolescente e confesso que fiquei impressionado. Sempre quis escrever, mas nunca tive os incentivos familiares que vc tem. Comecei a escrever de fato ano passado e publiquei um livro de contos no começo desse ano. Adriana, meu blog é http://palavraporquilo.blogspot.com , se vc quiser passar lá e conferir. Apenas leia antes, pois alguns contos tem mensagens mais duras e realistas. Espero que goste! Colocarei esse blog como um dos meus preferidos lá. Parabéns, Bella!!!!

    ResponderExcluir